Vortex

Categorias
Transformador

Qual a principal função da manutenção de transformador?

O transformador transfere energia elétrica entre um circuito e outro, mantendo a frequência, variando geralmente os valores de corrente e tensão. Na qual sua principal função é converter a tensão elétrica entregue pela concessionaria de energia para níveis compatíveis que atendam às necessidades da sua empresa. Em sua maioria, os transformadores […]

O transformador transfere energia elétrica entre um circuito e outro, mantendo a frequência, variando geralmente os valores de corrente e tensão.

Na qual sua principal função é converter a tensão elétrica entregue pela concessionaria de energia para níveis compatíveis que atendam às necessidades da sua empresa.

Em sua maioria, os transformadores são equipamentos estáticos, que não dependem de peças móveis para funcionar. Essa característica dá aos transformadores uma vida útil bastante longa, desde que observadas a manutenção de transformador necessária.

Como todo equipamento, eles estão sujeitos ao envelhecimento natural e a danos oriundos de causas externas (como condições climáticas, umidade, calor excessivo e sobrecargas).

Além disso, os transformadores são também essenciais para o suprimento de eletricidade em empresas, comércios, conjuntos residenciais e indústrias de qualquer porte.

O que está inserido na manutenção preventiva em transformadores?

Cada empresa conduz a sua manutenção preventiva de forma diferente da outra, mas, em geral, é feita uma inspeção total do equipamento que inclui:

  • limpeza das entradas e saídas de ar,
  • avaliação do conjunto térmico,
  • análise da pressão nos contatos do terminal,
  • testes elétricos.

Processos de manutenção dos transformadores

A manutenção de transformador possui diversos processos, de acordo com o tipo de manutenção. Lembrando que a manutenção de transformador deve ser feita por profissionais capacitados.

– Análise do óleo isolante

Os óleos minerais isolantes são fundamentais para garantir o isolamento elétrico e refrigeração dos transformadores, garantindo seu bom funcionamento e vida útil.

E a coleta desse óleo para análise é imprescindível, pois identifica com antecedência se há falhas no equipamento ou deterioração no fluido.

– Substituição do Óleo Isolante

Esse processo de substituição pode salvar a vida útil dos transformadores, pois troca o fluido degradado por um óleo isolante operacional e novo. Essa substituição, depende do número de transformadores, contando com frota própria de caminhões e carretas tanque para atender aos mais diversos volumes.

– Correção de vazamento

A fim de consertar o vazamento de óleo isolante dos transformadores, através da vedação do transformador, de sua limpeza, da filtragem e da recolocação do fluido, prevenindo uma futura falha e até mesmo a perda total do transformador.

– Manutenção interna

Uma manutenção corretiva é feita após a investigação e identificação dos problemas. E eventualmente poderá ser necessário a desmontagem completa do transformador, a fim de investigar as causas dos problemas e aplicar as correções apropriadas.

Por fim, alguns dos benefícios da manutenção de transformador:

– Aumento da vida útil do equipamento;

– Melhor funcionamento;

– Mais segurança.

Estes são alguns processos de manutenção que podem ser feitos para o prolongamento da vida útil do transformador. Agora que você já sabe as principais razões para investir na manutenção de transformador, entre em contato com a Vortex e tire suas dúvidas.